sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dica: Onze superalimentos que você deveria consumir mais

Eles não agradam tanto quanto o morango, nem deixam inimigos por aí, como o jiló. Por isso, na hora da montagem do prato ou da compra do mês, ficam esquecidos entre as prateleiras de frutas e legumes do supermercado. Rabanete? Nabo? Inhame? Os próprios nutricionistas, muitas vezes, esquecem que eles existem. Mas fique sabendo que alguns alimentos que ficam de fora do seu cardápio trivial, trazem muitos benefícios para a saúde e ajudam a compor uma dieta equilibrada. Quem perde com a ausência dessa turma e de seus nutrientes é a nossa saúde. Para tirá-los do esquecimento e para te ajudar a montar uma dieta rica em nutrientes e cores, o Minha Vida foi à feira selecionar 11 superalimentos que fazem muito bem para o seu organismo e para a dieta.


Artigo publicado no site MINHA VIDA, por Fernando Menezes

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Fenagro 2010 - 28 de novembro a 05 de dezembro

Teve início ontem, aqui em Salvador, a 23ª edição da FEIRA INTERNACIONAL DA AGROPECUÁRIA (FENAGRO), gostaríamos de ressaltar essa feira que consiste em um instrumento importante para desenvolver a agricultura e a pecuária do nosso país.

A novidade este ano é CONCURSO DE REDAÇÃO que visa sensibilizar os educandos matriculados no ensino fundamental do 3º ano ao 5º ano das redes públicasde ensino do Estado da Bahia, sobre a importância do consumo da carne isnpecionada, isso porque o tema proposto é: SEGURANÇA ALIMENTAR - De onde vem o alimento que chega em sua mesa? A melhor redação ganhará um NOTEBOOK. O concurso é promovido pelo Governo do Estado da Bahia. Uma ótima iniciativa, pois são poucos que reconhecem a importância dessa temática para o bom desenvolvimento da nossa alimentação saudável, dessa forma, influencia diretamente em nossa saúde.


Fora isso, a FENAGRO é responsável por permitir a criança da cidade grande a aprender um pouco mais sobre a vida no campo, com exposição de animais, passeios em charretes e pôneis, além do parque de diversões e das atividades recreativas. Bela oportunidade para que pai e filho desfrutem de um momento completo em termo de vivência e aprendizagem.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dica para o Verão: Alimentação saudável

Verão chegando... o momento é esse para que haja uma preocupação e cuidado maior com a nossa alimentação, por essas e outras razões que resolvi postar aqui algumas dicas para a preparação dessa alimentação mais saudável.

Vamos a primeira delas: Grelhados com verduras e legumes acompanhado pelo molho de damasco. Se ligue na dica!



Agora, para aqueles que não resiste a um bom petisco durante um bate-papo, a exibição de vídeo, ou em outros momentos, não podem perder a receita de petiscos saudáveis!



Até a próxima dica! Atenção: abuse de muita água!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dica: Alimentação Saudável para crianças que não gostam

O Jornal Hoje , dessa quinta-feira (21/10/2010), deu a dica para misturar beterrada batida no arroz e no feijão enrique a comida e as crianças não percebem. Não se deve apertar o bife no momento em que estiver fritando para não perder nutrientes. Veja outros truques adotados por uma nuticionista, vale a pena seguir!

Convite: Palestra do "GEMP sobre Equilíbrio entre Amor e Limite"

Você que é de Salvador, mas precisamente do bairro no Cabula, fique atento (a)... Teremos mais um encontro do GEMP. Vamos participar! Este acontecerá no  próximo sábado (23/10/2010) e teremos a presença da Psicóloga Marta Vanessa.



Contamos com a sua presença! Você não pode faltar! Pois, vamos tratar "da saúde emocional" de nossas crianças! Tema: Equilíbrio entre AMOR e LIMITE.

Para maiores informações Acesse o Centro Educacional Vitória-Régia.

sábado, 9 de outubro de 2010

Feliz dia das Crianças - SER CRIANÇA É


Ser criança é sempre ver o lado positivo da vida.
É ter a imaginação fértil, é gostar de ver televisão, é correr, é brincar.
Ser criança é não se preocupar com o dia seguinte, é não ter contas para pagar.
Ser criança é criar um mundo só seu, sem defeitos, com muita guloseima e muitos bichinhos de estimação.
Ser criança é chegar do colégio e jogar as meias e a mochila em qualquer lugar e não se importar muito com a bronca dos pais.
Ser criança é comer pipoca, é levantar tarde, é  lambuzar a cara comendo chocolate, é tirar meleca do nariz sem se importar com ninguém, é falar errado, é rir, rir alto, é cantar, é ver o céu sempre azul, é estar sempre com as roupas sujas, é querer comer sempre no McDonald´s, é viver cada minutinho de sua vida aproveitando o que ela tem de melhor.
Ser criança é ter medo do bicho-papão, é correr e se esconder atrás das portas, é esperar pelo presente do Papai Noel ... ser criança, é uma brincadeira sem fim.
Ser criança, é depois de um dia atarefado, deitar no colinho dos pais e adormecer, feito um anjinho, tendo a certeza de que eles sempre estarão ali do seu lado, para protegê-la e amá-la e ainda acreditar  que o outro dia será sempre melhor que o anterior.

(Desconheço o autor)
Dica da Semana: Pipoca com Chocolate

Ingredientes:
  • • 4 xícaras de pipoca pronta sem sal
  • • 2 colheres (sopa) de leite
  • • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • • 2 colheres (sopa) de glucose de milho
  • • 2 colheres (sopa) de margarina
 Preparo:
Coloque a pipoca em uma tigela funda.Coloque a margarina em uma panela e leve ao fogo baixo, acrescente a glucose e o chocolate em pó dissolvido no leite. Misture bem e quando estiver borbulhando despeje sobre a pipoca. Misture para distribuir bem o chocolate. Sirva. 

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Controle o colesterol



Uma das grandes preocupação com relação ao controle da alimentação é por causa dos níveis alto de colesterol que alguns alimentos podem proporcionar!

É o alerta máximo para nos prevenir dos problemas de coração, da pressão alta... e muito mais! Fique de olho no colesterol!
Para saber mais sobre saúde acesse MINHA VIDA.

Precisamos de vitaminas?



Descubra os motivos que levam as vitaminas a serem consideradas essenciais para o nosso corpo!

Então, vamos lá, mantenha uma alimentação balanceada, rica em diversas vitaminas, mas sem exageros, hein?!

Para saber mais acesse MINHA VIDA.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Receita - Sobremesa: Pudim de Leite Light e Diet (Dica Pró Tati)


Após uma deliciosa feijoada light precisamos de uma sobremesa a altura. Mas, antes de dar a minha sugestão indico que a sobremesa mais saudável são as frutas, por isso que tal uma bela salada de frutas? Ou ainda, uma deliciosa gelatina? Hmmmm!!!

Ahn, como é? Não são sobremesas muito apreciadas? É, eu sei! Mas, tudo isso é prática! Exercitem o paladar com elas e verão o quanto são saborosas, mas enquanto essa apreciação não acontece, permita-me apresentar uma receita de pudim de leite light e diet que é da hora! A criançada vai aprovar!

Rápido, preparem-se para anotar, preparar e degustar! Bom apetite!



Ingredientes

Pudim
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite desnatado
- 1 xícara (chá) de leite em pó desnatado
- 3/4 de xícara (chá) de adoçante dietético em pó (não use aspartame)
- 4 ovos inteiros
- 1 colher (chá) de essência de baunilha

Calda
- 60 g de ameixa preta
- 1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo

Pudim
Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador e coloque em forma para pudim, untada com margarina, e por cima coloque papel alumínio.

Leve ao forno em banho-maria por 40 min.
Retire o papel e deixe mais 5 minutos.
Depois de frio leve à geladeira.

Calda
Deixe as ameixas de molho na água por 3 horas, depois jogue a água fora e coloque mais 1 xícara (chá) de água. Leve ao liqüidificador e coloque um pouquinho de adoçante.

Particularmente, não sou fã de ameixas preta, sempre as  retiro, mas são necessárias para apurar o sabor do pudim com a calda, por isso costumo utilizar somente a calda sem as ameixas. Você decide!

Curiosidade: 
Em alguns países como a Grã-Bretanha pudding ("pudim") é uma denominação genérica para sobremesa.

Para maiores informações consulte a Wikipédia.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Receita - Feijoada Light (Dica Pró Dora)

A feijoada apesar de ser considerada, hoje, um dos pratos mais típicos da cozinha brasileira, originou-se no Norte de Portugal e, ainda sofreu fortes influências da culinária africana no período colonial. O prato nada mais é que um guisado de feijão com carne, que tem o arroz como acompanhamento principal.

A feijoada típica do Brasil é preparada da mistura de feijões pretos e vários tipos de carne de porco e boi, como acompanhamento temos além do arroz branco, a farofa, a couve refogada, a laranja fatiada, a mandioca frita, o torresmo, entre outros. Vale lembrar que cada região brasileira faz a sua adaptação, portanto os ingredientes mencionados podem sofrer alterações para assim serem adaptados ou até mesmo excluídos.

Não é segredo para ninguém que se trata de um prato altamente calórico, por isso deve ser saboreado de forma moderada. E foi pensando nisso, em como mantermos uma alimentação equilibrada ao mesmo tempo que saboreamos os nossos pratos favoritos, que a pró Dora (Língua Portuguesa - 4ª série) decidiu compartilhar conosco de uma receita fantástica: FEIJOADA LIGHT. Preparados? Então, vamos lá: anotem e coloque-a em prática!

Ingredientes:
1 kg de feijão preto
1/2 kg de linguiça calabresa defumada
1/2 kg de carne seca e magra
300 g de lombo salgado
250 g de pernil
4 folhas de louro
Azeite a gosto
3 dentes de alho cortados
1 cebola média picada

DICA: Na véspera deixar as carnes de molho na água, trocando-a pelo menos por duas vezes. Para que fiquem mais suaves e percam o excesso de sal.

Preparação: 
   Na véspera, dessalgue a carne seca, o lombo e o pernil, e corte-os em cubos. Na hora do preparo, fatie a linguiça calabresa em rodelas.
   Em seguida, escalde as carnes e a linguiça em uma panela grande com bastante água. Escorra e repita a operação. Em uma panela de pressão, doure o alho, a cebola, as folhas de louro e o feijão escolhido (não precisa deixá-lo de molho).
   Despeje as carnes e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Assim que terminar, acrescente a linguiça e mantenha a tampa aberta para apurar o feijão. Ferva por mais 20 minutos.

Esperamos que desfrute dessa receita da melhor forma possível! E caso você também tenha uma receita "da hora", compartilhe conosco. Mande-nos um e-mail!


E-mail da Pró Tati (moderadora do blog): tatyssouza.florzinha@gmail.com


A próxima receita poderá ser a sua! Tenham um excelente fim de semana!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Receitas de Pães - sem glúten

Recentemente, minha aluna Brenda Sanches (4ª série A), compartilhou comigo algumas receitas que sua mãe (Sandra Neder) realizou, disse-me que era sem glúten. Considerei bem interessante visto que até então nunca havia experimentado nenhuma receita desse tipo.

Bem, tratava-se de duas fatias de pães, que lembravam pães de forma mas, sem glúten. Experimentei e aprovei, tanto que pedir para Brenda falar com a mãe dela e assim dividir conosco as receitas. Sandra as enviou para mim e estarei divulgando aqui no Blog para quem se habilitar a relaizá-las! Nós já experimentamos e aprovamos!



PÃO DE SANDUÍCHE 

INGREDIENTES:
1 1/2 xícara de creme de arroz
1 1/2 xícara de polvilho doce
2 colheres de sopa (rasas) de açúcar
1 envelope de fermento biológico instantâneo
1 colher de chá (cheia) de sal
1 ovo
2 colheres de sopa de óleo de girassol ou canola
1 colher de chá de vinagre de maçã
1 1/3 de xícara de leite morno
óleo para pincelar 

MODO DE PREPARAR:
Numa tigela misture as farinhas, o açúcar, o fermento e o sal. Acrescente o ovo, o óleo, o vinagre e o leite e bata na batedeira por 3 minutos. Coloque a massa numa forma para pão, cubra e deixe crescer até dobrar de volume.

Pincele o pão com o óleo (um detalhe que não deve ser esquecido nessa receita) e asse em forno médio pré-aquecido até dourar. 

Se não for consumido em até 24 horas, de vê ser fatiado e congelado. Depois é só aquecer na medida em que vai ser consumido

____*____
Bolo de Fubá com Laranja


Ingredientes:
Massa:
2 xícaras de chá de fubá
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de manteiga ou margarina
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
Casca ralada de uma laranja
½ colher de chá de sal

Cobertura:
½ xícara (chá) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de açúcar refinado

Preparo da Massa:

Peneirar os ingredientes secos antes de medi-los.
Medir todos os ingredientes.
Bater em batedeira os ovos inteiros com a manteiga e o açúcar por um minuto.
Acrescentar o leite, os ingredientes secos e continuar batendo por mais três minutos.
Ralar a casca da laranja, no ralo fino, e acrescentar à massa, misturando bem.
Despejar a massa em forma redonda, com furo central, tamanho grande, untada com óleo e polvilhada.
Levar a assar em forno pré-aquecido, em temperatura média, por 55 minutos.


Esperamos por suas receitas também! Entre em contato e compartilhe conosco! Até a próxima!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O que ocorre no sistema digestório durante o sono?

 Como havia prometido eis o post que explica melhor o que ocorre no sistema digestório durante o sono. A partir dele você passará a entender melhor as razões pelas quais devemos dormir e acordar cedo.


Das 21 – 23:00: É o horário em que o corpo realiza actividades de eliminação, químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação) mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento, escutando música, por exemplo.
Geralmente a esta hora as mamãs realizam actividades tais como limpar a cozinha, monitorar que tudo esteja pronto para a actividade do dia seguinte, etc., actividades que causam falta de relaxamento o que gera um efeito negativo para a saúde.

Das 23 - 01:00am: o corpo realiza o processo de desintoxicação do fígado, e idealmente deve ser processado num estado de sono profundo.

01:00 – 03:00:Durante as primeiras horas da manhã: processo de desintoxicação da vesícula biliar, idealmente deve suceder também num estado de sono profundo.

De madrugada 03:00 – 05:00: desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o tracto respiratório é melhor não tomar medicamentos para a tosse já que interferem no processo de eliminação de toxinas.

Manhã 05:00 – 07:00: desintoxicação do cólon. É o horário de ir à casa-de-banho para esvaziar o intestino.

Durante a Manhã de 07:00 – 09:00: absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para tomar o pequeno-almoço. Se estiver doente o pequeno-almoço deve ser tomado mais cedo: antes das 6:30 am.

O pequeno-almoço antes das 7:30am é benéfico para aqueles que querem manter-se em forma.
Os que não têm por hábito tomar o pequeno-almoço, devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer.

Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao teu organismo. Além disso deves ter em conta que das 00:00 às 4:00 am é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, procura dormir bem e não te deites tarde.

CUIDA DA TUA SAÚDE
Vive a vida com limites!

Recebido por e-mail - enviado por Sandra Miranda.

Hábitos alimentares saudáveis fazem grande diferença na hora de dormir

"Sente-se cansado o dia todo? Irrita-se com qualquer coisa e vive de mau humor? Além disso, está com dificuldades para dormir ou costuma acordar irritado (a), sem saber o motivo? E descobriu que essas situações está dificultando nas tomadas de decisões? Cuidado! Você pode está sofrendo das consequências provocadas pela insônia".




Ao descobrir esse processo em sua vida tudo fica mais fácil de entender a razão da fádiga, dor muscular, falta de concentração do que ocorre a sua volta, ou ainda do surgimento dos pensamentos indesejáveis.

Estas desconfortáveis sensações tem um nome: distúrbio do sono ou insônia. Analise a seguir as complicações que isso provoca em nosso organismo.




Você sabia que que é possível combatê-la?

A insônia é comum e atinge pessoas de todas as idades. A alimentação pode tanto prevenir os sintomas quanto ajudar no tratamento deste mal.
Os insones devem se privar de alguns alimentos e bebidas, como café, refrigerantes, bebidas alcoólicas, chocolate e alguns tipos de chás. Essas bebidas contêm estimulantes como a cafeína, que causa agitação e por isso deve ser evitada.
E alguns alimentos e hábitos podem auxiliar você a ter uma noite de sono tranquila.

Veja algumas dicas:
- Prefira refeições leves ao invés de um jantar pesado. É uma maneira de evitar possíveis desconfortos abdominais e náuseas, caso uma grande quantidade de alimento e bebida for consumida logo antes de dormir.
- Leite quente pode induzir a sonolência, pois ele ajuda a relaxar o sistema nervoso.
- Consuma alimentos derivados da soja.
- Não beba muita água horas antes de dormir, pois provavelmente aumentará a vontade de ir ao banheiro e consequentemente interromperá o seu sono. É aconselhável esvaziar a bexiga antes de ir dormir.
- Alimentos ricos em carboidratos, como pães, contribuem para a produção de serotonina, que afasta a ansiedade e combate a insônia, e da melatonina, outro hormônio que favorece um sono tranquilo.

Outras dicas que podem ajudá-lo (a) a vencer esse mal:
- Leitura ou outras atividades mentais leves geralmente podem ajudar você a cair no sono.
- Cuidado com atividades físicas intensas pouco antes do horário de dormir, pois pode afetar o sono.
- Estabeleça um período de quietudade de aproximadamente 30 minutos antes da hora de dormir. Nesse tempo, nada de televisão, computador, trabalho ou qualquer outra atividade estressante.
- Cuidado com alguns medicamentos, eles podem causar problemas na hora de dormir. Certifique-se, também, de que a sua posição de dormir seja confortável.
- Lembre-se que o estresse excessivo e preocupações podem interferir no bom sono. Relaxe e bons sonhos!

Referências (Sites consultados): http://www.guiadosono.com/ e http://www.maisqualidadedevida.com.br/?p=510

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

DORMI ‘BEM’ FAZ BEM – O sono precisa ter qualidade e não quantidade excessiva



Quem nunca ouviu a mãe ou pai falar que às 21h é o horário ideal, no máximo até às 22h, para criança dormir? E quando a criança pergunta o motivo, eles, simplesmente, sentenciam: Por que faz bem a saúde? E faz, realmente! Contudo, acredito que nem eles mesmos sabem o quanto... Pois, na maioria das vezes é um ensinamento passado pelos mais velhos... sabemos que a média indicada de sono são de 8h, porém poucos entendem o motivo dessa média.

Vamos por parte, inicialmente, tecerei algumas ideias da necessidade de dormir bem e no horário indicado e depois informarei quais são os processos que ocorrem em nosso corpo durante esse período (Parte 1 de 2).

‘Dormir bem’ consiste em um ato de amor com você e sua saúde, pois envolve fatores físicos e psicológicos fundamentais ao funcionamento pleno de nossas funções vitais. Vale lembrar que nenhum ser humano não vive por muito tempo sem dormir.

Desde a nossa formação enquanto ser, ainda no ventre materno. Sabemos que dormir faz parte da nossa vida. Com isso, dormir bem é o mais importante.

Vale destacar que “dormir bem não significa dormir muito, e, além disso, provavelmente, já lhe aconteceu dormir mais horas do que o costume a acordar com dores no corpo e na cabeça.” Dormir 8 horas diárias é o justo. Criança curiosa pergunta: “Por quê?”

Fala-se bastante que ao dormir recarregamos “as baterias” e, é a mais pura verdade. É durante o sono que as experiências vividas ao longo do dia são memorizadas, dessa forma, as pessoas que dormem mal podem apresentar perda da memória de fatos recentes. É como sua memória tivesse um “prazo de validade”, a falta de sono faz com quê esse prazo vença. Agora, para crianças um outro indicador necessário para as horas necessárias de sono é que 70% do hormônio do crescimento GH é secretado durante o sono. A ausência dele pode provocar:

- o enfraquecimento dos ossos (lembrem-se da constituição do nosso sistema esquelético);
- a perda de massa muscular (já falamos sobre o sistema muscular);
- o acúmulo de gordura na região abdominal (olha aí, um dos fatores do aumento da obesidade);
- alterações no sistema imunológico (passamos a adoecer com mais frequência, pois nosso organismo perde a resistência).

Na VAP 2 (Verificação de Aprendizagem Parcial 2) de Língua Portuguesa, nesta unidade (III), a professora Dora selecionou um texto que falava exatamente sobre isso. Descobrimos e passamos entender melhor que o sono é dividido em quatro fases, ou seja, quatro estágios.
No 1º estágio, é a fase de sonolência que dura cerca de 5 minutos. O 2º estágio, é a fase que começamos a dormir (chamado sono inicial), denomina-se latência do sono. É a fase de transição entre a sonolência. 3º estágio ocorre o sono total, nesse caso, o sono passa ser mais profundo. Ocorrendo também a sincronização da atividade elétrica cerebral, que reflete a redução do grau de atividade dos neurônios corticais. Com isto, diminuem os ritmos cardíacos e respiratórios, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal. Os movimentos oculares são raros e o tônus muscular diminui progressivamente. 4º estágio, as ondas delta correspondem a mais de 50% da época, podendo até dominá-la completamente. Ocorre pico de liberação do GH (hormônio do crescimento) e da leptina (o hormônio da obesidade); o cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã. É a preparação para atingirmos a fase REM do sono – é nesse momento que sonhamos. E quando sonhamos memorizamos o que ocorreu em nosso dia-a-dia, ajudando bastante ao indivíduo que precisa ir bem nos estudos.

Até aqui tudo bem. Mas, tenho aqueles alunos que são altamente curiosos e participativos que me perguntam: “Oh, Pró e o que Educação Alimentar tem a ver com dormir bem?” Posso, então, responder que tem tudo a ver por dois motivos básicos.

1º motivo: os alimentos influenciam bastante podendo favorecer ou prejudicar na hora de dormir.
2º motivo: o processo de desintoxicação dos alimentos ingeridos por nosso organismo ocorre exatamente no sono.

Aguardem a próxima postagem que irá trazer hábitos alimentares saudáveis para facilitar no momento de dormir, assim como alimentos que devem ser evitados, pois tendem a causar insônia. Além disso, explicarei passo a passo o que ocorre no sistema digestório durante o sono. Vocês não podem perder!

Para maiores informações consultem:
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/estranho_porem_verdade_quanto_menos_dormimos_mais_sonhamos_imprimir.html
http://igirl.ig.com.br/materias/355001-355500/355041/355041_1.html
http://www.ruadireita.com/saude/info/dormir-faz-bem-a-saude/
http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2003/g3/fisiologia.html
http://www.emdieta.net/dicas-dormir-bem-insonia/

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SOS Educação Alimentar alcança 1.000 visitas

Prezados Seguidores, Fãs, Colaboradores e Amigos do Blog SOS Educação Alimentar.

Fico feliz em poder postar o selo comemorativo pelas 1.000 visitas alcançadas, quero ainda poder agradecer pela parceria, pelas dicas e sugestões. Aproveito também para informar que teremos novidades por aí! Ainda esta semana vocês poderão conferir dois novos POSTS.

Quero ainda renovar o desejo de continuar as parcerias, continuem enviando suas sugestões e dicas, pois são todas muito bem vindas!

Animated avatar. Brothel


Fica aqui o meu muito obrigada a todos vocês, principalmente, aos meus queridos alunos da 4ª (5º ano), do Centro Educacional Vitória-Régia, os quais incentivaram-me e ajudaram-me com a criação do Blog! Valeu!

Muito obrigada também ao Centro Educacional Vitória-Régia pela oportunidade, aos meus companheiros de trabalho sempre presentes!

Atenciosamente,

Pró Tati

Convite: Palestra do GEMP sobre Educação Nutricional

Acontecerá amanhã em nossa escola a palestra do GEMP referente a Educação Nutricional, você e sua família não podem ficar de fora! Participem!

Ficar acima do peso deixa você preocupado (a)?



Na última sexta-feira, 27 de agosto de 2010, o JORNAL HOJE (telejornal vespertino da Rede Globo) exibiu a seguinte matéria: Metade dos adultos e um terço das crianças de 5 a 9 anos estão acima do peso. Muito interessante, revelando dados referentes ao consumo diário de alimentos realizado por meninos e meninas. Confiram acima o que deve e não deve fazer na hora da alimentação o que deve ser evitado, como substituir alguns alimentos e o como o consumo de certos alimentos durante a noite pode influenciar o metabolismo da criança.

Para conferir a matéria completa clique aqui.

Até a próxima! Lembre-se... de olho na saúde!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Alimentos polêmicos: combinam ou não? Eis a questão!




Você poderia imaginar que alguns alimentos bem "populares" não se combinam, por isso devem ser evitados, a fim de não prejudicarem a nossa digestão? Vamos a alguns exemplos:

Café com leite

Poderosa fonte de ferro, vitamina C e cálcio, o leite perde suas propriedades quando misturado com café. A cafeína dificulta a absorção desses três nutrientes. Opte por uma das duas bebidas.

Queijo e presunto

Eles parecem nascidos um para o outro, porém não existe tanta harmonia nessa dupla. O ferro do presunto competirá com o cálcio do queijo durante a fase de absorção pelo intestino. Assim, é bem possível que boa parte dos nutrientes de um dos dois alimentos não seja aproveitada pelo organismo.

Café ou chá verde após a refeição

O famoso cafezinho ou mesmo aquela xícara de chá verde depois do almoço ou jantar é sagrado para muita gente. Mas ambas opções são ricas em cafeína, que prejudica a assimilação de ferro e de vitamina C. Antes de beber, espere duas horas.

Beber e comer

Ingerir líquido e comer ao mesmo tempo diminui a concentração do ácido gástrico, responsável pela quebra dos alimentos. Isso atrapalha a digestão e reduz a absorção de vitaminas e minerais. Aguarde cerca de duas horas para beber algo. Se tiver muita sede, prefira água, pois é menos prejudicial.

Pois é, esses alimentos não se atraem, nem tão pouco se combinam e, tudo porquê prejudica na absorção de alimentos.

AGORA CONFIRA OS ALIMENTOS QUE NÃO DEVEMOS MISTURAR:

1. Cereais ou raízes de féculas intercalados com frutos ácidos.
Ex.: pão e suco de laranja. Tome primeiro o suco de laranja e depois coma o pão.

2. Dois alimentos da mesma espécie juntos nas mesmas proporções.
Ex.: arroz e macarrão. Teríamos muita concentração de açúcar, o que poderia favorecer fermentações.

3. Frutas não combinam com hortaliças, exceto as frutas oleaginosas.

4. Alimentos doces não combinam com alimentos salgados.

5. Tomate não combina limão devido às reações entre os ácidos que compõem
esses alimentos.

6. Pepino não combina com sal de cozinha. O efeito deste mineral na hortaliça é de ação desidratante.

7. Leite não combina açúcar. Com mel é passável.

Surpresa (o)! Para entender melhor sobre como combinar bem os alimentos na hora de comê-los acesse ao artigo do Dr. Marcio Bontempo, "Aprenda a combinar os alimentos na hora de comer", em: http://www.drmarciobontempo.com.br/preview/artigos/artigo14/artigo14.asp

Mas, como sugestão confira a seguir OS ALIMENTOS QUE PODEMOS MISTURAR:

1. Cereais com frutas e castanhas.
2. Cereais com verduras e castanhas.
3. Cereais com verduras e feijões.
4. Frutas com cereal e mel.
5. Pouco mel em leite de soja ou de castanha.
6. Leite de soja com frutas, cereais ou verduras.
7. Castanhas com saladas, frutas, hortaliças ou cereais.
8. Queijo de soja com cereais, raízes de fécula, hortaliças ou frutas.
9. O limão, apesar de ser classificado como fruta ácida, pode ser agregado às saladas,
devido ao seu baixo teor de carboidratos (açúcares). Exceto quando houver tomate.

Este post foi sugerido por nossa querida assistente da gerência (do 2º ano a 4ª série), Suelen Matos. Valeu querida, pela sugestão! Quem quiser participar solicitando algum outro tema como postagem envie-nos e-mail, ou deixe-nos comentários.

Até a próxima... e trate de dar uma atenção especial para a sua saúde!

domingo, 22 de agosto de 2010

Gelatina Rei Alberto



Uma sobremesa da realeza! Experimente e derreta-se diante desse "creme delicioso"!

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de leite
4 gemas
3 colheres (sopa) de amido de milho
4 colheres (sopa) de açúcar
Segunda camada
5 fatias de abacaxi em conserva cortada em cubos pequenos
Terceira camada
2 embalagens de GELATINA SOL sabor morango
500 ml de água fervente
250 ml de água fria
½ xícara (chá) de vinho do Porto

Modo de Preparo:

Primeira camada: bata no liquidificador o leite, as gemas, o amido de milho e o açúcar até ficar homogêneo. Coloque em uma panela, leve ao fogo brando e mexendo sempre deixe até engrossar. Coloque em um refratário ou em 14 taças individuais. Deixe esfriar.
Segunda camada: espalhe os cubos de abacaxi sobre o creme de gema frio e leve à geladeira por cerca de 2 horas.
Terceira camada: dissolva bem a gelatina SOL em água fervente e misture a água fria e vinho do Porto. Deixe esfriar. Coloque cuidadosamente sobre os cubos de abacaxi e volte a geladeira por mais 3 horas.

Decore com "cabelos de anjo" ou "fios de açúcar"

Dica de preparo:

PREPARO 10 MI PARA 500 G

500 g de açúcar cozido

Prepare o açúcar cozido. Coloque a panela com o açúcar cozido em um recipiente com água fria para interromper o cozimento e a coloração. Mergulhe um garfo no açúcar. Segurando o utensílio no alto, faça-o ir e vir sobre o rolo de massa.

Levante delicadamente os fios antes que colem.

Enrole-os ou estique sobre um mármore, para formar um véu, ou qualquer outro enfeite.


IMPORTANTE: Para uma receita menos calórica utilize-se de produtos diet ou light.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Receitas com Gelatina


Profº Sérgio pediu e aqui está uma super dica - uma receita envolvendo gelatina, bem saborosa - corre, pegue papel e caneta, anote e depois coloque em prática, não vai se arrepender!


Gelatina Mosaico

Ingredientes:



* 1 caixinha de gelatina em pó sabor limão
* 1 caixinha de gelatina em pó sabor abacaxi
* 1 caixinha de gelatina em pó sabor morango
* 1 caixinha de Gelatina em pó sabor uva
* meio envelope de gelatina em pó sem sabor (6g)
* 1 lata de LEITE MOÇA®
* 1 medida (da lata) de leite


Modo de Preparo:


Prepare as gelatinas coloridas separadamente, diluindo cada uma delas em meia xícara (chá) de água fervente e meia xícara (chá) de água fria. Coloque em recipientes refratários retangulares ou quadrados. Deixe esfriar e leve à geladeira, até que fiquem bem consistentes. Retire da geladeira e corte em cubos. Junte cinco colheres (sopa) de água fria à gelatina sem sabor e leve ao fogo em banho-maria até dissolver. Bata no liquidificador o LEITE MOÇA® com o leite e a gelatina sem sabor dissolvida até ficar homogêneo. Despeje os cubos reservados de gelatina em taças, despeje sobre eles a mistura de LEITE MOÇA® e leve à geladeira até ficar consistente.

Faz bem saber:

- A gelatina é uma sobremesa leve e de fácil digestão. Nessa versão colorida, fica ainda mais divertido e fácil agradar a criançada!

Dicas:

Se preferir, utilize outros sabores de gelatina. O importante é que fique colorido.

Congelamento:


Não recomendamos o congelamento desta receita, pois pode haver alteração de textura e sabor.

Microondas:

Por não apresentar benefícios, não indicamos o preparo desta receita em microondas.

Sobre a receita:

* Rendimento: 14 porções
* Categoria da Receita: Sobremesas
* Tipo de Prato: Sobremesas frias
* Tempo de Preparo: 30 min.
* Tempo Total de Preparo: 300 min.
* Nível de Dificuldade: Fácil
* Custo: $ - Baixo

Sugestão: NESTLÉ

Acesse o link que se encontra no título e descubra outras receitas deliciosas!


Tenham todos um ótimo fim de semana!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Gelatina faz bem para os ossos, músculos e pele


A gelatina contém uma série de fragmentos de proteínas que fornecem aminoácidos essenciais ao corpo para a manutenção de ossos e tecidos. O organismo começa a reduzir a produção de colágeno a partir dos 25 anos de idade. Aos 50, produz apenas 35% do colágeno necessário ao organismo.

Sem o colágeno, o tônus muscular sofre uma diminuição, atingindo a saúde dos ossos, pele, unhas e cabelos, fazendo com que se tornem menos resistentes, percam a elasticidade, o brilho e reduzam o crescimento. Isso facilita o aparecimento de estrias e celulite, além de levar ao envelhecimento dos tecidos do corpo.

O colágeno reforça os tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos. A gelatina ajuda na nutrição destes tecidos, mantendo a hidratação e integridade das articulações. O alimento desempenha um papel importante na prevenção e no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose. É um nutriente isento de gorduras, colesterol ou carboidratos.

A gelatina pode ser adquirida em folhas, em pó com sabor, ao natural ou em cápsulas. Mas há diferenças entre o produto comprado no supermercado para sobremesa e a gelatina vendida em casas de produtos naturais e suplementos alimentares. Nestes últimos, geralmente encontra-se o colágeno em pó, ou em cápsulas, que é o colágeno em sua forma pura. Já a gelatina que compramos no supermercado também tem colágeno na composição, porém, em menor quantidade.


(Com Agência Estado)

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/gelatina-faz-bem-ossos-musculos-pele - Acessado em 16/08/2010.

Importante: Consulte nosso link do título.

Dica para postagem - professoras Geíza (3º ano) e Aline Argolo (3ª série).

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pimenta faz bem à saúde!




Isso mesmo! Para quem considerava que o condimento ardido deveria ser evitado, surpresa! Segundo a nutricionista Vanderli Marchiori, a pimenta vermelha traz grandes benefícios à saúde e que apenas uma colher de sopa por dia, misturada aos alimentos já traz benefícios. Que são:

- auxilia na aceleração do metabolismo;
- contribui para o emagrecimento (ajuda na eliminação de gordura, logo reduz o colesterol);
- reduz os efeitos da TPM (na mulher);
- ajuda na prevenção de varizes;
- alivia a dor de dente e de estômago;
- diminui o risco de doenças cardiovasculares.


Curiosidades:

Se for colocado no xampu extrato de pimenta (capsaicina) - que pode ser achado em farmácias de manipulação - vai auxiliar no crescimento dos cabelos, além de amenizar problemas no couro cabeludo.

A capsaicina, também, atua aliviando dores de cabeça, controlando os níveis de glicose no sangue, aumentando a capacidade pulmonar e ajuda no tratamento da rinite alérgica.


IMPORTANTE:


Mas, assim como qualquer outro alimento se consumido em exagero o resultado será negativo, por isso, utiliza-a com moderação. Principalmente, as pessoas que tem problemas como gastrite ou hemorróidas.


Para saber mais:

Clique no título da postagem, ou acesse:
www.mundodastribos.com/
www.g1.globo.com/globoreporter/

Até a próxima! Saúde!

sábado, 24 de julho de 2010

Dicas de lanches saudáveis para as crianças


Recentemente, os educandos de nossa escola receberam um aviso referente a importância da participação durante o dia reservado para que aconteça o nosso lanche saudável, além de dar dicas das combinações que podem ser realizadas na elaboração desse lanche saudável. Sentimos que algumas dúvidas foram esclarecidas e com isso houve um aumento na participação, mas ainda não é o desejado.

Ao clicar no título desta postagem você poderá visualizar algumas dicas simples de lanches saudáveis para crianças.

E por quê, isso? Pelo simples motivo que precisamos moderar o consumo dos alimentos ricos em gordura. Excesso de doces e guloseimas como: salgadinhos, doces, biscoitos, sorvetes e outros alimentos carregados de gorduras e açúcares são capazes de gerar uma série de transtornos na saúde da criança e, muitas vezes, na do futuro adulto. “Uma criança acima do peso pode se tornar um adulto obeso, com todos os problemas que a doença traz”, alerta a diretora do Departamento de Nutrição da Organização Mundial da Saúde (OMS), Denise Coitinho.

O que fazer então? Obrigar as crianças a comerem alimentos mais saudáveis? Primeiro, nada que é obrigado tem uma boa aceitação. Primeiro passo, promover a reflexão da importância do ato de consumir alimentos mais saudáveis no auxílio para uma vida mais saudável, favorecendo o bom desenvolvimento físico e mental.

Para o Ministério da Saúde, uma vida saudável precisa incluir desde a infância alimentos mais naturais, como frutas, verduras e legumes, e menos gorduras. Estimular hábitos como um cardápio mais balanceado é uma das estratégias do programa Brasil Saudável, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

“Na hora de preparar o lanche da criança, é importante pensar na diversidade, agregada ao prazer de comer, e evitar imposições”, afirma a técnica da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde Kelva Aquino. “Uma sugestão é substituir o refrigerante por sucos naturais e frutas, alimentos com grande variedade de sabores. As frutas podem ser consumidas in natura, desidratadas, em bolos, saladas e sucos”, exemplifica.


Cabe também aos pais incentivarem esse hábito promovendo em casa, também, o dia da alimentação saudável, desde o café da manhã até o jantar! Toda a família só tem a ganhar!

Esperamos que o pouco de hoje seja o muito de amanhã. Avante nessa estratégia.

Abraços.


Acesse também:
http://www.vitoriaregia.net/noticias.cfm?id=212
http://www.saudeesportiva.com.br/lanches.php

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dicas da Nutricionsita: diga Não ao miojo!


Olá, Galera.

Visitando o Blog Dicas da Nutricionista, depois confiram: http://andreiatorres.blogspot.com/ uma postagem chamou bastante a minha atenção:

Não dê miojo e outros macarrões instantâneos para seus filhos


Você sabia que um pacote de macarrão instantâneo tem 80% do sódio necessário para um adulto e ultrapassa a quantidade de sódio apropriada para crianças em um dia? Além disso o macarrão instantâneo cozinha rápido pois é pré-frito! Isso mesmo, por isto ainda tem um alto conteúdo de gordura (e de péssima qualidade). Tudo bem, é muito conveniente, mas gente: o macarrão normal é rápido e fácil de fazer. Se você comprar o macarrão de arroz fica mais rápido ainda pois cozinha em cerca de 8 minutos ao invés dos 15 minutos normais do macarrão de trigo. Faça um molho de tomate natural com cenoura ralada ou outros legumes e tempere com pouquíssimo sal e muitas ervas (orégano, alho, cebola, tomilho, sálvia, pimenta ou outros de sua preferência). Assim, você não "vicia" o paladar do seu filho com sal e ainda previne doenças futuras como hipertensão e outros problemas cardiovasculares. Por isto, está lançada a campanha: abaixo o macarrão instantâneo!


Por Andreia Torres (em 22 de julho de 2010).
______________________

Comida rápida e aparentemente inofensiva pode constituir em um grande perigo para a nossa saúde e mais ainda a saúde de nossas crianças, pois encontra-se em fase de desenvolvimento. Então, está na hora de ficarmos de olho! Atenção! DIGA NÃO AO MIOJO!

Até a próxima!

sexta-feira, 18 de junho de 2010


Resultado da Enquete Junina:

Qual receita típica de festa junina você gostaria de conhecer a versão light?

Canjica

3 (33%)

Mingau de milho verde

1 (11%)

Munguzá

3 (33%)

Bolo de aipim

2 (22%)

_______________________________________________

Olá,

Cada vez mais o São João se aproxima, danças, músicas e muitas comidas típicas, devemos aproveitar bastante, porém sem descuidar da nossa saúde. Fiquem de olho na alimentação adequada! Pode comer sim... mas, sem exageros... para quem mantem um regime ou gostaria de comer sem culpa, aí vai uma outra dica!


CANJICA LIGHT

Ingredientes

250 g de milho para canjica
3/4 xícara (chá) de leite em pó desnatado
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1/2 xícara (chá) de adoçante granular
1/2 vidro de leite de coco light
2 canelas em pau
2 cravos-da-índia
1/2 colher (sopa) de margarina light

Modo de Preparo

1º passo: Numa tigela, coloque os grãos da canjica e cubra com bastante água. Deixe de molho por no mínimo 12 horas.

2º passo: Escorra a água da canjica e transfira para uma panela de pressão. Cubra com bastante água, feche a panela e leve ao fogo alto para cozinhar.

3º passo: Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e conte cerca de 30 minutos.

4º passo: Depois, desligue o fogo e deixe a panela esfriar até que saia toda a pressão. Com cuidado, abra a panela e verifique se a canjica está macia. Se estiver, retire-a da panela e escorra a água.

5° passo: Numa outra panela, junte o leite desnatado, o leite em pó, o adoçante e o leite de coco e misture bem. Acrescente os grãos de canjica cozidos e mexa. Em seguida, adicione a margarina e leve a panela ao fogo médio por cerca de 10 minutos, mexendo sempre.

6º passo: Retire do fogo e transfira a canjica para uma tigela. Sirva quente ou fria. Se preferir servir gelada, leve a canjica à geladeira por cerca de 2 horas.

72,40 calorias por porção.

Bom apetite! E na próxima postagem teremos a receita do Munguzá Light... Não percam!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Alimentação Saudável (Torcida para o Brasil)


Uma alimentação saudável é essencial
Frutas, legumes, verduras
Para o meu intestino é especial.


A educação alimentar também ajuda muito
As proteínas, os carboidratos e as vitaminas
Também entram no grupo.


Há também uma pirâmide alimentar
Lá os alimentos vão se alinhar
Tem o grupo das frutas, o grupo das verduras
O grupo das gorduras e grupo do açúcar.


Na copa do mundo
Os jogadores vão se alimentar
De alimentos saudáveis
Para o Brasil ganhar.


É GOOOOOOL DOS ALIMENTOS!


(By Brenda Rosas - 4ª A)

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Receita: pé de moleque light com açúcar mascavo


Cada vez mais estamos perto das festas juninas, na nossa postagem de hoje a receita da vez é o tradicional pé de moleque só que light feito com açúcar mascavo. Que tal? Apenas 46 calorias por unidade. Anotem e realizem...

Ingredientes:
2 3/4 xícaras de amendoim torrado por uns 15 minutos em forno médio sem a pele
3 1/4 xícaras de açúcar mascavo
1 xícara de água
1/2 colher (sopa) de gengibre ralado
Manteiga para untar

Preparo:
Em uma panela grande, adicione o açúcar, a água e o gengibre. Cozinhe em fogo alto mexendo até derreter o açúcar. Deixe no fogo até virar uma calda em ponto de fio. Adicione o amendoim e misture bem. Despeje em uma forma retangular untada. Espere esfriar para cortar em quadrados.

Bom apetite! E até a próxima dica!

domingo, 6 de junho de 2010

Receita: Bolo de Milho Verde Light


Os festejos juninos estão chegando, eis que surge a nossa preocupação com as comidas típicas dos festejos que são deliciosas, mas extremamente calóricas, pois bem... vamos tentar diminuir um pouquinho essa preocupação anote a receita light de um bolo de milho verde.... acredite, apenas 80 calorias por fatia.

Ingredientes
6 unidades de espiga de milho limpa
10 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo peneirada
4 unidades de clara de ovo
1 xícara de chá de leite em pó desnatado
1/3 copo americano de leite de vaca desnatado
½ colher de chá de fermento.

Modo de preparo:
Ralar as espigas de milho e peneirar. Misturar o conteúdo que passou pela peneira com o açúcar, o leite em pó desnatado e o leite de vaca desnatado, gradativamente. Acrescentar a farinha de trigo, misturada ao fermento em pó e reservar. Bater as claras em neve e juntar a massa às claras. Colocar em forma de 25 cm de diâmetro, untada e polvilhada. Assar em forno médio (180 ºC) por 60 minutos.

E então, o que estão esperando? Comam... sem culpa!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Enquete 01 – encerrada "Alimentação Equilibrada"


Qual o significado de uma boa alimentação?

Comer bem de "tudo".
1 (5%)

Manter uma alimentação equilibrada.
18 (90%)

Comer "apenas" frutas.
0 (0%)

Comer "apenas" verduras.
1 (5%)

________________________________________________

A Alimentação Equilibrada

Uma alimentação equilibrada é aquela que fornece a quantidade suficiente de nutrientes para o bom funcionamento do nosso corpo e mente, mantendo nossa saúde. Os nutrientes que todo ser humano necessita são as proteínas, os carboidratos, as vitaminas e sais minerais, as gorduras, as fibras e a água.

As proteínas formam e regeneram os tecidos do nosso corpo: músculos, pele, sangue, etc. Estão presentes em carnes, peixes, ovos, laticínios, feijões e sementes e nozes. Os carboidratos fornecem energia não só para nossas atividades do dia-a-dia como para os próprios processos internos do nosso corpo. Suas maiores fontes são os pães, cereais e raízes. As vitaminas e sais minerais controlam e regularizam as atividades de nosso metabolismo e mantém a saúde de nossos órgãos e tecidos. Presentes em vários alimentos, incluindo carnes, leite e cereais, suas maiores fontes são as frutas, verduras e legumes. As fibras auxiliam a manter nosso corpo livre de toxinas e substâncias em excesso. Feijões, cereais integrais, frutas e hortaliças são ricos em fibras. E a água mantém o equilíbrio de sais e o bom funcionamento do organismo.

Como o próprio nome indica, equilíbrio é a base da alimentação equilibrada. Nada de excessos ou radicalismos. O bom senso é um excelente guia na escolha da alimentação: incluir alimentos variados, conhecer a origem do que come, armazenar e preparar os alimentos de modo a conservar seus nutrientes, tudo isso ajuda a manter uma alimentação equilibrada. É importante não exagerar, mas não é preciso excluir nenhum alimento.

Uma das maneiras mais práticas de seguir uma alimentação equilibrada é orientar-se pela chamada pirâmide alimentar. Nessa pirâmide, que pode facilmente ser adaptada aos produtos encontrados em uma região ou aos hábitos de determinado povo, estão indicadas as quantidades adequadas de cada alimento. Consulte seu médico sobre as indicações da pirâmide e se são adequadas para sua idade, grau de atividade física e condições de saúde.


Fonte: http://www.alimentacao.org/alimentacao-equilibrada/

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Registrando o que aprendemos


Durante as aulas de Educação Alimentar aprendemos a importância de uma boa alimentação para a nossa saúde, mesmo gostando de comer certos tipos de alimentos que sabemos que em excesso pode ser prejudicial a nossa saúde, criamos a consciência de que tudo é o hábito.

E para reforçar tudo aquilo que aprendemos as alunas Lanara e Natália Neves, da 4ª série D, criaram um texto informando sobre esse olhar especial na hora de nos alimentarmos, confiram!

UMA BOA ALIMENTAÇÃO FAZ BEM PARA SAÚDE

Frituras não fazem bem para a saúde, pois são responsáveis pelo aumento do colesterol e podemos até passar mal.

Frutas, legumes e verduras fazem bem para saúde: a laranja tem vitamina C; o cálcio é um importante sal mineral, que podemos encontrar no leite e seus derivados, pois nos ajuda na manutenção dos ossos e dentes.

(...) O ferro é um nutriente importante na formação das células vermelhas (sangue), previne a anemia.

As proteínas são substâncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo. (...)

Não podemos esquecer-nos da pirâmide alimentar, onde devemos comer em grande quantidade os alimentos próximos a base, pois é fonte de energia para o nosso organismo e reduzir o consumo dos alimentos que estão no topo porque são ricos em gorduras e açúcar, os quais são prejudiciais para nossa saúde. Fiquem ligados!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Notícia: Vitamina D auxilia no combate à obesidade e ao câncer.


Durante esse I semestre aprendemos a importância da combinação de alguns alimentos para mantermos a nossa saúde, pois cada alimento é rico em determinados nutrientes.

Fiquem espertos: Vitamina D auxilia no combate à obesidade e ao câncer. É isso mesmo!

Ela tem sido notícia frequente pelos benefícios que traz ao organismo. A vitamina D é a vedete dos estudos científicos, que sugerem o seu poder para combater a pressão arterial, controlar o peso e afastar o risco de tumores. "A vitamina D pode ser encontrada no leite, no salmão, sardinha, óleo de fígado de peixe, cogumelo, ovos e alguns cereais que são fortificados com essa vitamina", explica a nutricionista Cristiane Mara Cedro.

Entretanto, uma maneira boa de manter níveis adequados dessa vitamina é tomar sol de 10 a 15 minutos duas vezes ao dia, pois a luz solar é uma das principais fontes de absorção do nutriente. O responsável por esse estímulo é ninguém menos que o raio UVB. Em outras palavras, apesar de perigoso em doses exageradas, o UVB é sim necessário à saúde. "Em algumas épocas a exposição aos raios solares é menor, o que desfavorece a síntese de vitamina D", afirma a dermatologista Daniela Taniguchi. Desta forma, é importante para pessoas com limitação de exposição ao sol incluir boas fontes de Vitamina D na dieta.


Para saber mais e ler a reportagem completa acessem: http://www.minhavida.com.br/conteudo/11252-Beneficios-da-vitamina-D-controle-do-peso-e-protecao-contra-tumores.htm?utm_source=news_mv_alim&utm_medium=10_05_28&utm_campaign=cancer_salmao

Até a próxima!

S.O.S Educação Alimentar - O BLOG

Neste ano tivemos uma deliciosa novidade em nosso currículo escolar, juntamente com a disciplina de Ciências estamos estudando a disciplina Educação Alimentar. Estamos conhecendo a importância de escolher os alimentos adequados para que possamos ter a autonomia de realizar escolhas alimentares saudáveis, à medida que promovemos a saúde. Entendemos que cada um fazendo a sua parte desenvolveremos hábitos para construir uma vida saudável, com autonomia e total responsabilidade.

Este Blog pertence aos educandos da 4ª série, do Ensino Fundamental I, do Centro Educacional Vitória-Régia, constantemente será "alimentado" com informações pertinentes a disciplina. Além de ser um meio interativo e de grande significado para aprendizagem deles. Aqui vocês poderão encontrar atividades, informações, dicas, reportagens e muitas outras novidades.

Contamos com a participação de todos.

Atenciosamente,

Professora Tatiane

Um reflexão sobre alimentação - trabalho realizado por alguns alunos de uma escola no Porto (Portugal)