sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Receita - Feijoada Light (Dica Pró Dora)

A feijoada apesar de ser considerada, hoje, um dos pratos mais típicos da cozinha brasileira, originou-se no Norte de Portugal e, ainda sofreu fortes influências da culinária africana no período colonial. O prato nada mais é que um guisado de feijão com carne, que tem o arroz como acompanhamento principal.

A feijoada típica do Brasil é preparada da mistura de feijões pretos e vários tipos de carne de porco e boi, como acompanhamento temos além do arroz branco, a farofa, a couve refogada, a laranja fatiada, a mandioca frita, o torresmo, entre outros. Vale lembrar que cada região brasileira faz a sua adaptação, portanto os ingredientes mencionados podem sofrer alterações para assim serem adaptados ou até mesmo excluídos.

Não é segredo para ninguém que se trata de um prato altamente calórico, por isso deve ser saboreado de forma moderada. E foi pensando nisso, em como mantermos uma alimentação equilibrada ao mesmo tempo que saboreamos os nossos pratos favoritos, que a pró Dora (Língua Portuguesa - 4ª série) decidiu compartilhar conosco de uma receita fantástica: FEIJOADA LIGHT. Preparados? Então, vamos lá: anotem e coloque-a em prática!

Ingredientes:
1 kg de feijão preto
1/2 kg de linguiça calabresa defumada
1/2 kg de carne seca e magra
300 g de lombo salgado
250 g de pernil
4 folhas de louro
Azeite a gosto
3 dentes de alho cortados
1 cebola média picada

DICA: Na véspera deixar as carnes de molho na água, trocando-a pelo menos por duas vezes. Para que fiquem mais suaves e percam o excesso de sal.

Preparação: 
   Na véspera, dessalgue a carne seca, o lombo e o pernil, e corte-os em cubos. Na hora do preparo, fatie a linguiça calabresa em rodelas.
   Em seguida, escalde as carnes e a linguiça em uma panela grande com bastante água. Escorra e repita a operação. Em uma panela de pressão, doure o alho, a cebola, as folhas de louro e o feijão escolhido (não precisa deixá-lo de molho).
   Despeje as carnes e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Assim que terminar, acrescente a linguiça e mantenha a tampa aberta para apurar o feijão. Ferva por mais 20 minutos.

Esperamos que desfrute dessa receita da melhor forma possível! E caso você também tenha uma receita "da hora", compartilhe conosco. Mande-nos um e-mail!


E-mail da Pró Tati (moderadora do blog): tatyssouza.florzinha@gmail.com


A próxima receita poderá ser a sua! Tenham um excelente fim de semana!

0 comentários:

Postar um comentário