segunda-feira, 31 de maio de 2010

Registrando o que aprendemos


Durante as aulas de Educação Alimentar aprendemos a importância de uma boa alimentação para a nossa saúde, mesmo gostando de comer certos tipos de alimentos que sabemos que em excesso pode ser prejudicial a nossa saúde, criamos a consciência de que tudo é o hábito.

E para reforçar tudo aquilo que aprendemos as alunas Lanara e Natália Neves, da 4ª série D, criaram um texto informando sobre esse olhar especial na hora de nos alimentarmos, confiram!

UMA BOA ALIMENTAÇÃO FAZ BEM PARA SAÚDE

Frituras não fazem bem para a saúde, pois são responsáveis pelo aumento do colesterol e podemos até passar mal.

Frutas, legumes e verduras fazem bem para saúde: a laranja tem vitamina C; o cálcio é um importante sal mineral, que podemos encontrar no leite e seus derivados, pois nos ajuda na manutenção dos ossos e dentes.

(...) O ferro é um nutriente importante na formação das células vermelhas (sangue), previne a anemia.

As proteínas são substâncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo. (...)

Não podemos esquecer-nos da pirâmide alimentar, onde devemos comer em grande quantidade os alimentos próximos a base, pois é fonte de energia para o nosso organismo e reduzir o consumo dos alimentos que estão no topo porque são ricos em gorduras e açúcar, os quais são prejudiciais para nossa saúde. Fiquem ligados!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Notícia: Vitamina D auxilia no combate à obesidade e ao câncer.


Durante esse I semestre aprendemos a importância da combinação de alguns alimentos para mantermos a nossa saúde, pois cada alimento é rico em determinados nutrientes.

Fiquem espertos: Vitamina D auxilia no combate à obesidade e ao câncer. É isso mesmo!

Ela tem sido notícia frequente pelos benefícios que traz ao organismo. A vitamina D é a vedete dos estudos científicos, que sugerem o seu poder para combater a pressão arterial, controlar o peso e afastar o risco de tumores. "A vitamina D pode ser encontrada no leite, no salmão, sardinha, óleo de fígado de peixe, cogumelo, ovos e alguns cereais que são fortificados com essa vitamina", explica a nutricionista Cristiane Mara Cedro.

Entretanto, uma maneira boa de manter níveis adequados dessa vitamina é tomar sol de 10 a 15 minutos duas vezes ao dia, pois a luz solar é uma das principais fontes de absorção do nutriente. O responsável por esse estímulo é ninguém menos que o raio UVB. Em outras palavras, apesar de perigoso em doses exageradas, o UVB é sim necessário à saúde. "Em algumas épocas a exposição aos raios solares é menor, o que desfavorece a síntese de vitamina D", afirma a dermatologista Daniela Taniguchi. Desta forma, é importante para pessoas com limitação de exposição ao sol incluir boas fontes de Vitamina D na dieta.


Para saber mais e ler a reportagem completa acessem: http://www.minhavida.com.br/conteudo/11252-Beneficios-da-vitamina-D-controle-do-peso-e-protecao-contra-tumores.htm?utm_source=news_mv_alim&utm_medium=10_05_28&utm_campaign=cancer_salmao

Até a próxima!

S.O.S Educação Alimentar - O BLOG

Neste ano tivemos uma deliciosa novidade em nosso currículo escolar, juntamente com a disciplina de Ciências estamos estudando a disciplina Educação Alimentar. Estamos conhecendo a importância de escolher os alimentos adequados para que possamos ter a autonomia de realizar escolhas alimentares saudáveis, à medida que promovemos a saúde. Entendemos que cada um fazendo a sua parte desenvolveremos hábitos para construir uma vida saudável, com autonomia e total responsabilidade.

Este Blog pertence aos educandos da 4ª série, do Ensino Fundamental I, do Centro Educacional Vitória-Régia, constantemente será "alimentado" com informações pertinentes a disciplina. Além de ser um meio interativo e de grande significado para aprendizagem deles. Aqui vocês poderão encontrar atividades, informações, dicas, reportagens e muitas outras novidades.

Contamos com a participação de todos.

Atenciosamente,

Professora Tatiane

Um reflexão sobre alimentação - trabalho realizado por alguns alunos de uma escola no Porto (Portugal)
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