sábado, 23 de junho de 2012

Alimentação saudável nas escolas é tema da Tribuna Livre desta terça


Baseado na Lei Municipal nº 3.814/2009, que proíbe a comercialização de alimentos de alto teor calórico e/ou ricos em gorduras trans dentro dos colégios com intuito de promover uma alimentação saudável aos alunos da rede publica e particular de ensino, o vereador Dr. Emerson (PT) solicitou uma Tribuna Livre nesta terça, feira, 19/6, com a presença do endocrinologista Dr. Raimundo Sotero. 

 Dr. Emerson que viabilizou o espaço, falou sobre a importância da alimentação hipocalórica e saudável nas cantinas das escolas e aproveitou para alertar que a alimentação inadequada pode transtornos ao longo da vida.“Enquanto parlamentar irei dar minha contribuição para advertir sobre os problemas da obesidade e maus hábitos alimentares", ressaltou.


 Ao ocupar a tribuna, o médico trouxe para o plenário o programa alimentar implantado na cidade de Recife no ano de 2001, 'Escola saudável: alimente essa ideia' no intuito de servir como exemplo na capital sergipana. Segundo dados da pesquisa apresentados por Dr. Sotero,  que pesar da desnutrição ainda existir no Brasil há pelo menos 40% da população acima do peso adequado e cerca de 15% das crianças e adolescentes estão obesos. “O problema da obesidade não é só hereditário e sim cultural. Um fator agravante que percebo é que os alunos não estão mais fazendo atividades físicas e quando fazem não é suficiente”, opinou.

Erros frequentes

O médio citou ainda que alguns equívocos são cometidos pelas pessoas nas refeições diárias. Dentre eles estão, a ausência da primeira refeição, a substituição de refeição por lanches, pouca ingestão de água, baixo consumo de frutas verduras e legumes, substituição de refeição por lanches e consumo exagerado de produtos industrializados inclusive os light e diet.

Além disso, Dr. Sotero complementou dizendo que a obesidade pode gerar graves distúrbios metabólicos, físicos e psicossociais nas pessoas, resultando em doenças cardiovasculares e respiratórias, por exemplo. “O que nos precisamos é mais conscientização das pessoas e procurar modificar esse perfil”, concluiu.

Notícia de autoria da Viviane Cavalcante (direto do Portal da Câmara Municipal de Aracaju)
-------
A ideia é válida com certeza e deve ser analisada minuciosamente, pois não há dúvida que algo deve ser feito. Concordo que o que estamos precisando no momento é de conscientização e isso só será possível através de uma ação mais eficiente e que vem na educação. Um outro ponto interessante seria a obrigatoriedade da adoção da disciplina Educação Alimentar em parceria com a disciplina de Ciências, já tive a experiência de um trabalho assim e o resultado foi bastante satisfatório. Parabéns pela iniciativa da Câmara Municipal de Aracaju na pessoal do vereador Dr. Emerson.

Um comentário:

  1. Gostaria de mais informações sobre este tema? Dê sua opinião é muito importante.
    Responda a pesquisa e ganhe uma cópia do resultado.
    https://pt.surveymonkey.com/s/delivery_alimentos_jantar_habitos_de_cosumo_de_refeicoes_saudaveis_sao_paulo

    ResponderExcluir