quarta-feira, 1 de setembro de 2010

DORMI ‘BEM’ FAZ BEM – O sono precisa ter qualidade e não quantidade excessiva



Quem nunca ouviu a mãe ou pai falar que às 21h é o horário ideal, no máximo até às 22h, para criança dormir? E quando a criança pergunta o motivo, eles, simplesmente, sentenciam: Por que faz bem a saúde? E faz, realmente! Contudo, acredito que nem eles mesmos sabem o quanto... Pois, na maioria das vezes é um ensinamento passado pelos mais velhos... sabemos que a média indicada de sono são de 8h, porém poucos entendem o motivo dessa média.

Vamos por parte, inicialmente, tecerei algumas ideias da necessidade de dormir bem e no horário indicado e depois informarei quais são os processos que ocorrem em nosso corpo durante esse período (Parte 1 de 2).

‘Dormir bem’ consiste em um ato de amor com você e sua saúde, pois envolve fatores físicos e psicológicos fundamentais ao funcionamento pleno de nossas funções vitais. Vale lembrar que nenhum ser humano não vive por muito tempo sem dormir.

Desde a nossa formação enquanto ser, ainda no ventre materno. Sabemos que dormir faz parte da nossa vida. Com isso, dormir bem é o mais importante.

Vale destacar que “dormir bem não significa dormir muito, e, além disso, provavelmente, já lhe aconteceu dormir mais horas do que o costume a acordar com dores no corpo e na cabeça.” Dormir 8 horas diárias é o justo. Criança curiosa pergunta: “Por quê?”

Fala-se bastante que ao dormir recarregamos “as baterias” e, é a mais pura verdade. É durante o sono que as experiências vividas ao longo do dia são memorizadas, dessa forma, as pessoas que dormem mal podem apresentar perda da memória de fatos recentes. É como sua memória tivesse um “prazo de validade”, a falta de sono faz com quê esse prazo vença. Agora, para crianças um outro indicador necessário para as horas necessárias de sono é que 70% do hormônio do crescimento GH é secretado durante o sono. A ausência dele pode provocar:

- o enfraquecimento dos ossos (lembrem-se da constituição do nosso sistema esquelético);
- a perda de massa muscular (já falamos sobre o sistema muscular);
- o acúmulo de gordura na região abdominal (olha aí, um dos fatores do aumento da obesidade);
- alterações no sistema imunológico (passamos a adoecer com mais frequência, pois nosso organismo perde a resistência).

Na VAP 2 (Verificação de Aprendizagem Parcial 2) de Língua Portuguesa, nesta unidade (III), a professora Dora selecionou um texto que falava exatamente sobre isso. Descobrimos e passamos entender melhor que o sono é dividido em quatro fases, ou seja, quatro estágios.
No 1º estágio, é a fase de sonolência que dura cerca de 5 minutos. O 2º estágio, é a fase que começamos a dormir (chamado sono inicial), denomina-se latência do sono. É a fase de transição entre a sonolência. 3º estágio ocorre o sono total, nesse caso, o sono passa ser mais profundo. Ocorrendo também a sincronização da atividade elétrica cerebral, que reflete a redução do grau de atividade dos neurônios corticais. Com isto, diminuem os ritmos cardíacos e respiratórios, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal. Os movimentos oculares são raros e o tônus muscular diminui progressivamente. 4º estágio, as ondas delta correspondem a mais de 50% da época, podendo até dominá-la completamente. Ocorre pico de liberação do GH (hormônio do crescimento) e da leptina (o hormônio da obesidade); o cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã. É a preparação para atingirmos a fase REM do sono – é nesse momento que sonhamos. E quando sonhamos memorizamos o que ocorreu em nosso dia-a-dia, ajudando bastante ao indivíduo que precisa ir bem nos estudos.

Até aqui tudo bem. Mas, tenho aqueles alunos que são altamente curiosos e participativos que me perguntam: “Oh, Pró e o que Educação Alimentar tem a ver com dormir bem?” Posso, então, responder que tem tudo a ver por dois motivos básicos.

1º motivo: os alimentos influenciam bastante podendo favorecer ou prejudicar na hora de dormir.
2º motivo: o processo de desintoxicação dos alimentos ingeridos por nosso organismo ocorre exatamente no sono.

Aguardem a próxima postagem que irá trazer hábitos alimentares saudáveis para facilitar no momento de dormir, assim como alimentos que devem ser evitados, pois tendem a causar insônia. Além disso, explicarei passo a passo o que ocorre no sistema digestório durante o sono. Vocês não podem perder!

Para maiores informações consultem:
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/estranho_porem_verdade_quanto_menos_dormimos_mais_sonhamos_imprimir.html
http://igirl.ig.com.br/materias/355001-355500/355041/355041_1.html
http://www.ruadireita.com/saude/info/dormir-faz-bem-a-saude/
http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2003/g3/fisiologia.html
http://www.emdieta.net/dicas-dormir-bem-insonia/

0 comentários:

Postar um comentário