sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Hábitos alimentares saudáveis fazem grande diferença na hora de dormir

"Sente-se cansado o dia todo? Irrita-se com qualquer coisa e vive de mau humor? Além disso, está com dificuldades para dormir ou costuma acordar irritado (a), sem saber o motivo? E descobriu que essas situações está dificultando nas tomadas de decisões? Cuidado! Você pode está sofrendo das consequências provocadas pela insônia".




Ao descobrir esse processo em sua vida tudo fica mais fácil de entender a razão da fádiga, dor muscular, falta de concentração do que ocorre a sua volta, ou ainda do surgimento dos pensamentos indesejáveis.

Estas desconfortáveis sensações tem um nome: distúrbio do sono ou insônia. Analise a seguir as complicações que isso provoca em nosso organismo.




Você sabia que que é possível combatê-la?

A insônia é comum e atinge pessoas de todas as idades. A alimentação pode tanto prevenir os sintomas quanto ajudar no tratamento deste mal.
Os insones devem se privar de alguns alimentos e bebidas, como café, refrigerantes, bebidas alcoólicas, chocolate e alguns tipos de chás. Essas bebidas contêm estimulantes como a cafeína, que causa agitação e por isso deve ser evitada.
E alguns alimentos e hábitos podem auxiliar você a ter uma noite de sono tranquila.

Veja algumas dicas:
- Prefira refeições leves ao invés de um jantar pesado. É uma maneira de evitar possíveis desconfortos abdominais e náuseas, caso uma grande quantidade de alimento e bebida for consumida logo antes de dormir.
- Leite quente pode induzir a sonolência, pois ele ajuda a relaxar o sistema nervoso.
- Consuma alimentos derivados da soja.
- Não beba muita água horas antes de dormir, pois provavelmente aumentará a vontade de ir ao banheiro e consequentemente interromperá o seu sono. É aconselhável esvaziar a bexiga antes de ir dormir.
- Alimentos ricos em carboidratos, como pães, contribuem para a produção de serotonina, que afasta a ansiedade e combate a insônia, e da melatonina, outro hormônio que favorece um sono tranquilo.

Outras dicas que podem ajudá-lo (a) a vencer esse mal:
- Leitura ou outras atividades mentais leves geralmente podem ajudar você a cair no sono.
- Cuidado com atividades físicas intensas pouco antes do horário de dormir, pois pode afetar o sono.
- Estabeleça um período de quietudade de aproximadamente 30 minutos antes da hora de dormir. Nesse tempo, nada de televisão, computador, trabalho ou qualquer outra atividade estressante.
- Cuidado com alguns medicamentos, eles podem causar problemas na hora de dormir. Certifique-se, também, de que a sua posição de dormir seja confortável.
- Lembre-se que o estresse excessivo e preocupações podem interferir no bom sono. Relaxe e bons sonhos!

Referências (Sites consultados): http://www.guiadosono.com/ e http://www.maisqualidadedevida.com.br/?p=510

2 comentários:

  1. Dicas boas. Procuro segui-las, principalmente nao comer nada pesado (jantar) à noite. Imagina eu aí no NE comendo uma buchada ou um apimentado sarapatel? Ia passar 3 dias acordado...rs.
    Bj, Tati.

    ResponderExcluir