Ao descobrir esse processo em sua vida tudo fica mais fácil de entender a razão da fádiga, dor muscular, falta de concentração do que ocorre a sua volta, ou ainda do surgimento dos pensamentos indesejáveis.
Estas desconfortáveis sensações tem um nome: distúrbio do sono ou insônia. Analise a seguir as complicações que isso provoca em nosso organismo.
Você sabia que que é possível combatê-la?
A insônia é comum e atinge pessoas de todas as idades. A alimentação pode tanto prevenir os sintomas quanto ajudar no tratamento deste mal.
Os insones devem se privar de alguns alimentos e bebidas, como café, refrigerantes, bebidas alcoólicas, chocolate e alguns tipos de chás. Essas bebidas contêm estimulantes como a cafeína, que causa agitação e por isso deve ser evitada.
E alguns alimentos e hábitos podem auxiliar você a ter uma noite de sono tranquila.
Veja algumas dicas:
- Prefira refeições leves ao invés de um jantar pesado. É uma maneira de evitar possíveis desconfortos abdominais e náuseas, caso uma grande quantidade de alimento e bebida for consumida logo antes de dormir.
- Leite quente pode induzir a sonolência, pois ele ajuda a relaxar o sistema nervoso.
- Consuma alimentos derivados da soja.
- Não beba muita água horas antes de dormir, pois provavelmente aumentará a vontade de ir ao banheiro e consequentemente interromperá o seu sono. É aconselhável esvaziar a bexiga antes de ir dormir.
- Alimentos ricos em carboidratos, como pães, contribuem para a produção de serotonina, que afasta a ansiedade e combate a insônia, e da melatonina, outro hormônio que favorece um sono tranquilo.
Outras dicas que podem ajudá-lo (a) a vencer esse mal:
- Leitura ou outras atividades mentais leves geralmente podem ajudar você a cair no sono.
- Cuidado com atividades físicas intensas pouco antes do horário de dormir, pois pode afetar o sono.
- Estabeleça um período de quietudade de aproximadamente 30 minutos antes da hora de dormir. Nesse tempo, nada de televisão, computador, trabalho ou qualquer outra atividade estressante.
- Cuidado com alguns medicamentos, eles podem causar problemas na hora de dormir. Certifique-se, também, de que a sua posição de dormir seja confortável.
- Lembre-se que o estresse excessivo e preocupações podem interferir no bom sono. Relaxe e bons sonhos!
Referências (Sites consultados): http://www.guiadosono.com/ e http://www.maisqualidadedevida.com.br/?p=510
Dicas boas. Procuro segui-las, principalmente nao comer nada pesado (jantar) à noite. Imagina eu aí no NE comendo uma buchada ou um apimentado sarapatel? Ia passar 3 dias acordado...rs.
ResponderExcluirBj, Tati.
Legal!
ResponderExcluir