segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Gelatina faz bem para os ossos, músculos e pele


A gelatina contém uma série de fragmentos de proteínas que fornecem aminoácidos essenciais ao corpo para a manutenção de ossos e tecidos. O organismo começa a reduzir a produção de colágeno a partir dos 25 anos de idade. Aos 50, produz apenas 35% do colágeno necessário ao organismo.

Sem o colágeno, o tônus muscular sofre uma diminuição, atingindo a saúde dos ossos, pele, unhas e cabelos, fazendo com que se tornem menos resistentes, percam a elasticidade, o brilho e reduzam o crescimento. Isso facilita o aparecimento de estrias e celulite, além de levar ao envelhecimento dos tecidos do corpo.

O colágeno reforça os tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos. A gelatina ajuda na nutrição destes tecidos, mantendo a hidratação e integridade das articulações. O alimento desempenha um papel importante na prevenção e no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose. É um nutriente isento de gorduras, colesterol ou carboidratos.

A gelatina pode ser adquirida em folhas, em pó com sabor, ao natural ou em cápsulas. Mas há diferenças entre o produto comprado no supermercado para sobremesa e a gelatina vendida em casas de produtos naturais e suplementos alimentares. Nestes últimos, geralmente encontra-se o colágeno em pó, ou em cápsulas, que é o colágeno em sua forma pura. Já a gelatina que compramos no supermercado também tem colágeno na composição, porém, em menor quantidade.


(Com Agência Estado)

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/gelatina-faz-bem-ossos-musculos-pele - Acessado em 16/08/2010.

Importante: Consulte nosso link do título.

Dica para postagem - professoras Geíza (3º ano) e Aline Argolo (3ª série).

Um comentário:

  1. Que ótima dica! Sei que a geltina é boa para a pele, mas não com tantos detalhes. Que pena que vcs não postaram aquelas receitas básicas para que eu pudesse fazer aqui na minha cozinha!

    Abraços
    Sérgio Brito

    ResponderExcluir