sábado, 11 de junho de 2011

1 ano de Blog - SOS Educação Alimentar

Parece que foi ontem... no dia 27 de maio de 2010 estava sendo publicado a nossa 1ª Postagem, o Blog SOS Educação Alimentar nascia de uma explosão de ideias entre a professora Tatiane (eu) e seus alunos da 4ª série (5º ano) sobre a disciplina Educação Alimentar que está inserida em nosso currículo escolar dentro da disciplina de Ciências. 

Naquela época, ainda muito verdes com tudo que acontecia, tentávamos expor nossas aprendizagens e vivências sobre a disciplina implantada em nossa escola (Centro Educacional Vitória-Régia), através da Rede Pitágoras (a nossa grande parceira). Aprendemos que a Educação Alimentar é uma questão de consciência e não de restrição/proibição. A Educação Alimentar nos ensina a conhecer melhor os alimento que comemos/ingerimos diariamente, assim como seu valor nutricional e as consequências desse consumo para o nosso organismo.

Nessa semana, vivenciamos algumas conquistas dentro da nossa longa jornada, conseguimos trazer a público como trabalhamos com a disciplina e espalhamos o nosso alerta contra um perigo que muito nos preocupa, a obesidade infantil e suas consequências para a saúde de nossas crianças.

Na segunda-feira, 06, participei de uma matéria para o telejornal BAND CIDADE (BAND SALVADOR), juntamente com a família da nossa querida aluna Laura Schüller (4º ano C), onde sua a mãe, a secretária Ângela Schüller comentava sobre os hábitos alimentares diários da família, mostrando sua preocupação em relação aos hábitos alimentares de toda a família.

Na terça-feira, 07, a maratona começou bem cedinho, às 7h30, tendo como cenário a Praça Municipal e de fundo a Baía de Todos os Santos, fui entrevistada ao vivo pelo repórter Gabriel Pinheiro e a apresentadora Adriana Quadros, do programa BAHIA NO AR (TV ITAPOAN/REDE RECORD), fazendo uma referência a palestra ministrada por mim no GEMP sobre a mesma temática, na parte da noite.


Confiram o vídeo da entrevista:



Pela noite, a partir das 19h, ministrei a palestra Educação Alimentar Tamanho Família para pais e mães de nossa instituição. O evento teve como objetivo reforçar ainda mais a importância dos hábitos saudáveis na alimentação da família. A todos que puderam participar da palestra os meus sinceros agradecimentos. Com certeza a troca foi mais do que significativa!

Bem, aniversário que se preze não pode faltar os docinhos, humm! Mas, como isso é possível em se tratando de hábitos saudáveis? Bem, nesse caso apelamos para as receitas com baixo ou reduzido valor energético ou valor nutricional. Assim, preparem-se para anotar uma deliciosa receita de BEIJINHO LIGHT.

INGREDIENTES:
½ xícara de (chá) de coco desidratado
1 xícara de (chá) de leite condensado light
3 colheres de (sopa) de leite desnatado em pó
4 colheres de (sopa) de leite desnatado
2 colheres de (sopa) de margarina light

MODO DE PREPARO:
Misture numa panela de fundo grosso o leite condensado, o leite em pó, o leite desnatado, a margarina (reserve 1 colher de sopa) e o coco. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar, sem parar de mexer, por 15 minutos, ou até a massa desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo e despeje num prato fundo untado com a margarina reservada. Deixe amornar por 15 minutos. Em seguida, modele a massa fazendo 25 bolinhas (com cerca de 20 gramas cada uma) e coloque-as em forminhas de papel. Se preferir, decore os beijinhos com cravo-da-índia.

Espero que tenham gostado e não se esqueçam que o BLOG Educação Alimentar está aberto a sugestões, dicas, divulgação de experiências, então, o que vocês estão esperando para participar, envie-nos um e-mail para taty@vitoriaregia.net

2 comentários:

  1. Parabéns Tatiane,
    Assisti a entrevista da Tv Itapoan. São atitudes como essa que devem ser constantemente valorizadas pela mídia para que o público saiba distinguir o que deve ou não deve ser consumido.
    Delamare Mello
    Biólogo e Educador Ambiental

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Delamare!
    Acredito que EDUCAR é isso, ter atitudes pertinentes a prática! E assim seguimos caminhando na trilha do sucesso, para que futuramente possamos fazer a diferença!

    ResponderExcluir