quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dica para o Verão: Alimentação saudável

Verão chegando... o momento é esse para que haja uma preocupação e cuidado maior com a nossa alimentação, por essas e outras razões que resolvi postar aqui algumas dicas para a preparação dessa alimentação mais saudável.

Vamos a primeira delas: Grelhados com verduras e legumes acompanhado pelo molho de damasco. Se ligue na dica!



Agora, para aqueles que não resiste a um bom petisco durante um bate-papo, a exibição de vídeo, ou em outros momentos, não podem perder a receita de petiscos saudáveis!



Até a próxima dica! Atenção: abuse de muita água!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dica: Alimentação Saudável para crianças que não gostam

O Jornal Hoje , dessa quinta-feira (21/10/2010), deu a dica para misturar beterrada batida no arroz e no feijão enrique a comida e as crianças não percebem. Não se deve apertar o bife no momento em que estiver fritando para não perder nutrientes. Veja outros truques adotados por uma nuticionista, vale a pena seguir!

Convite: Palestra do "GEMP sobre Equilíbrio entre Amor e Limite"

Você que é de Salvador, mas precisamente do bairro no Cabula, fique atento (a)... Teremos mais um encontro do GEMP. Vamos participar! Este acontecerá no  próximo sábado (23/10/2010) e teremos a presença da Psicóloga Marta Vanessa.



Contamos com a sua presença! Você não pode faltar! Pois, vamos tratar "da saúde emocional" de nossas crianças! Tema: Equilíbrio entre AMOR e LIMITE.

Para maiores informações Acesse o Centro Educacional Vitória-Régia.

sábado, 9 de outubro de 2010

Feliz dia das Crianças - SER CRIANÇA É


Ser criança é sempre ver o lado positivo da vida.
É ter a imaginação fértil, é gostar de ver televisão, é correr, é brincar.
Ser criança é não se preocupar com o dia seguinte, é não ter contas para pagar.
Ser criança é criar um mundo só seu, sem defeitos, com muita guloseima e muitos bichinhos de estimação.
Ser criança é chegar do colégio e jogar as meias e a mochila em qualquer lugar e não se importar muito com a bronca dos pais.
Ser criança é comer pipoca, é levantar tarde, é  lambuzar a cara comendo chocolate, é tirar meleca do nariz sem se importar com ninguém, é falar errado, é rir, rir alto, é cantar, é ver o céu sempre azul, é estar sempre com as roupas sujas, é querer comer sempre no McDonald´s, é viver cada minutinho de sua vida aproveitando o que ela tem de melhor.
Ser criança é ter medo do bicho-papão, é correr e se esconder atrás das portas, é esperar pelo presente do Papai Noel ... ser criança, é uma brincadeira sem fim.
Ser criança, é depois de um dia atarefado, deitar no colinho dos pais e adormecer, feito um anjinho, tendo a certeza de que eles sempre estarão ali do seu lado, para protegê-la e amá-la e ainda acreditar  que o outro dia será sempre melhor que o anterior.

(Desconheço o autor)
Dica da Semana: Pipoca com Chocolate

Ingredientes:
  • • 4 xícaras de pipoca pronta sem sal
  • • 2 colheres (sopa) de leite
  • • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • • 2 colheres (sopa) de glucose de milho
  • • 2 colheres (sopa) de margarina
 Preparo:
Coloque a pipoca em uma tigela funda.Coloque a margarina em uma panela e leve ao fogo baixo, acrescente a glucose e o chocolate em pó dissolvido no leite. Misture bem e quando estiver borbulhando despeje sobre a pipoca. Misture para distribuir bem o chocolate. Sirva. 

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Controle o colesterol



Uma das grandes preocupação com relação ao controle da alimentação é por causa dos níveis alto de colesterol que alguns alimentos podem proporcionar!

É o alerta máximo para nos prevenir dos problemas de coração, da pressão alta... e muito mais! Fique de olho no colesterol!
Para saber mais sobre saúde acesse MINHA VIDA.

Precisamos de vitaminas?



Descubra os motivos que levam as vitaminas a serem consideradas essenciais para o nosso corpo!

Então, vamos lá, mantenha uma alimentação balanceada, rica em diversas vitaminas, mas sem exageros, hein?!

Para saber mais acesse MINHA VIDA.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Receita - Sobremesa: Pudim de Leite Light e Diet (Dica Pró Tati)


Após uma deliciosa feijoada light precisamos de uma sobremesa a altura. Mas, antes de dar a minha sugestão indico que a sobremesa mais saudável são as frutas, por isso que tal uma bela salada de frutas? Ou ainda, uma deliciosa gelatina? Hmmmm!!!

Ahn, como é? Não são sobremesas muito apreciadas? É, eu sei! Mas, tudo isso é prática! Exercitem o paladar com elas e verão o quanto são saborosas, mas enquanto essa apreciação não acontece, permita-me apresentar uma receita de pudim de leite light e diet que é da hora! A criançada vai aprovar!

Rápido, preparem-se para anotar, preparar e degustar! Bom apetite!



Ingredientes

Pudim
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite desnatado
- 1 xícara (chá) de leite em pó desnatado
- 3/4 de xícara (chá) de adoçante dietético em pó (não use aspartame)
- 4 ovos inteiros
- 1 colher (chá) de essência de baunilha

Calda
- 60 g de ameixa preta
- 1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo

Pudim
Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador e coloque em forma para pudim, untada com margarina, e por cima coloque papel alumínio.

Leve ao forno em banho-maria por 40 min.
Retire o papel e deixe mais 5 minutos.
Depois de frio leve à geladeira.

Calda
Deixe as ameixas de molho na água por 3 horas, depois jogue a água fora e coloque mais 1 xícara (chá) de água. Leve ao liqüidificador e coloque um pouquinho de adoçante.

Particularmente, não sou fã de ameixas preta, sempre as  retiro, mas são necessárias para apurar o sabor do pudim com a calda, por isso costumo utilizar somente a calda sem as ameixas. Você decide!

Curiosidade: 
Em alguns países como a Grã-Bretanha pudding ("pudim") é uma denominação genérica para sobremesa.

Para maiores informações consulte a Wikipédia.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Receita - Feijoada Light (Dica Pró Dora)

A feijoada apesar de ser considerada, hoje, um dos pratos mais típicos da cozinha brasileira, originou-se no Norte de Portugal e, ainda sofreu fortes influências da culinária africana no período colonial. O prato nada mais é que um guisado de feijão com carne, que tem o arroz como acompanhamento principal.

A feijoada típica do Brasil é preparada da mistura de feijões pretos e vários tipos de carne de porco e boi, como acompanhamento temos além do arroz branco, a farofa, a couve refogada, a laranja fatiada, a mandioca frita, o torresmo, entre outros. Vale lembrar que cada região brasileira faz a sua adaptação, portanto os ingredientes mencionados podem sofrer alterações para assim serem adaptados ou até mesmo excluídos.

Não é segredo para ninguém que se trata de um prato altamente calórico, por isso deve ser saboreado de forma moderada. E foi pensando nisso, em como mantermos uma alimentação equilibrada ao mesmo tempo que saboreamos os nossos pratos favoritos, que a pró Dora (Língua Portuguesa - 4ª série) decidiu compartilhar conosco de uma receita fantástica: FEIJOADA LIGHT. Preparados? Então, vamos lá: anotem e coloque-a em prática!

Ingredientes:
1 kg de feijão preto
1/2 kg de linguiça calabresa defumada
1/2 kg de carne seca e magra
300 g de lombo salgado
250 g de pernil
4 folhas de louro
Azeite a gosto
3 dentes de alho cortados
1 cebola média picada

DICA: Na véspera deixar as carnes de molho na água, trocando-a pelo menos por duas vezes. Para que fiquem mais suaves e percam o excesso de sal.

Preparação: 
   Na véspera, dessalgue a carne seca, o lombo e o pernil, e corte-os em cubos. Na hora do preparo, fatie a linguiça calabresa em rodelas.
   Em seguida, escalde as carnes e a linguiça em uma panela grande com bastante água. Escorra e repita a operação. Em uma panela de pressão, doure o alho, a cebola, as folhas de louro e o feijão escolhido (não precisa deixá-lo de molho).
   Despeje as carnes e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Assim que terminar, acrescente a linguiça e mantenha a tampa aberta para apurar o feijão. Ferva por mais 20 minutos.

Esperamos que desfrute dessa receita da melhor forma possível! E caso você também tenha uma receita "da hora", compartilhe conosco. Mande-nos um e-mail!


E-mail da Pró Tati (moderadora do blog): tatyssouza.florzinha@gmail.com


A próxima receita poderá ser a sua! Tenham um excelente fim de semana!