sábado, 24 de julho de 2010

Dicas de lanches saudáveis para as crianças


Recentemente, os educandos de nossa escola receberam um aviso referente a importância da participação durante o dia reservado para que aconteça o nosso lanche saudável, além de dar dicas das combinações que podem ser realizadas na elaboração desse lanche saudável. Sentimos que algumas dúvidas foram esclarecidas e com isso houve um aumento na participação, mas ainda não é o desejado.

Ao clicar no título desta postagem você poderá visualizar algumas dicas simples de lanches saudáveis para crianças.

E por quê, isso? Pelo simples motivo que precisamos moderar o consumo dos alimentos ricos em gordura. Excesso de doces e guloseimas como: salgadinhos, doces, biscoitos, sorvetes e outros alimentos carregados de gorduras e açúcares são capazes de gerar uma série de transtornos na saúde da criança e, muitas vezes, na do futuro adulto. “Uma criança acima do peso pode se tornar um adulto obeso, com todos os problemas que a doença traz”, alerta a diretora do Departamento de Nutrição da Organização Mundial da Saúde (OMS), Denise Coitinho.

O que fazer então? Obrigar as crianças a comerem alimentos mais saudáveis? Primeiro, nada que é obrigado tem uma boa aceitação. Primeiro passo, promover a reflexão da importância do ato de consumir alimentos mais saudáveis no auxílio para uma vida mais saudável, favorecendo o bom desenvolvimento físico e mental.

Para o Ministério da Saúde, uma vida saudável precisa incluir desde a infância alimentos mais naturais, como frutas, verduras e legumes, e menos gorduras. Estimular hábitos como um cardápio mais balanceado é uma das estratégias do programa Brasil Saudável, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

“Na hora de preparar o lanche da criança, é importante pensar na diversidade, agregada ao prazer de comer, e evitar imposições”, afirma a técnica da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde Kelva Aquino. “Uma sugestão é substituir o refrigerante por sucos naturais e frutas, alimentos com grande variedade de sabores. As frutas podem ser consumidas in natura, desidratadas, em bolos, saladas e sucos”, exemplifica.


Cabe também aos pais incentivarem esse hábito promovendo em casa, também, o dia da alimentação saudável, desde o café da manhã até o jantar! Toda a família só tem a ganhar!

Esperamos que o pouco de hoje seja o muito de amanhã. Avante nessa estratégia.

Abraços.


Acesse também:
http://www.vitoriaregia.net/noticias.cfm?id=212
http://www.saudeesportiva.com.br/lanches.php

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dicas da Nutricionsita: diga Não ao miojo!


Olá, Galera.

Visitando o Blog Dicas da Nutricionista, depois confiram: http://andreiatorres.blogspot.com/ uma postagem chamou bastante a minha atenção:

Não dê miojo e outros macarrões instantâneos para seus filhos


Você sabia que um pacote de macarrão instantâneo tem 80% do sódio necessário para um adulto e ultrapassa a quantidade de sódio apropriada para crianças em um dia? Além disso o macarrão instantâneo cozinha rápido pois é pré-frito! Isso mesmo, por isto ainda tem um alto conteúdo de gordura (e de péssima qualidade). Tudo bem, é muito conveniente, mas gente: o macarrão normal é rápido e fácil de fazer. Se você comprar o macarrão de arroz fica mais rápido ainda pois cozinha em cerca de 8 minutos ao invés dos 15 minutos normais do macarrão de trigo. Faça um molho de tomate natural com cenoura ralada ou outros legumes e tempere com pouquíssimo sal e muitas ervas (orégano, alho, cebola, tomilho, sálvia, pimenta ou outros de sua preferência). Assim, você não "vicia" o paladar do seu filho com sal e ainda previne doenças futuras como hipertensão e outros problemas cardiovasculares. Por isto, está lançada a campanha: abaixo o macarrão instantâneo!


Por Andreia Torres (em 22 de julho de 2010).
______________________

Comida rápida e aparentemente inofensiva pode constituir em um grande perigo para a nossa saúde e mais ainda a saúde de nossas crianças, pois encontra-se em fase de desenvolvimento. Então, está na hora de ficarmos de olho! Atenção! DIGA NÃO AO MIOJO!

Até a próxima!