sexta-feira, 18 de junho de 2010


Resultado da Enquete Junina:

Qual receita típica de festa junina você gostaria de conhecer a versão light?

Canjica

3 (33%)

Mingau de milho verde

1 (11%)

Munguzá

3 (33%)

Bolo de aipim

2 (22%)

_______________________________________________

Olá,

Cada vez mais o São João se aproxima, danças, músicas e muitas comidas típicas, devemos aproveitar bastante, porém sem descuidar da nossa saúde. Fiquem de olho na alimentação adequada! Pode comer sim... mas, sem exageros... para quem mantem um regime ou gostaria de comer sem culpa, aí vai uma outra dica!


CANJICA LIGHT

Ingredientes

250 g de milho para canjica
3/4 xícara (chá) de leite em pó desnatado
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1/2 xícara (chá) de adoçante granular
1/2 vidro de leite de coco light
2 canelas em pau
2 cravos-da-índia
1/2 colher (sopa) de margarina light

Modo de Preparo

1º passo: Numa tigela, coloque os grãos da canjica e cubra com bastante água. Deixe de molho por no mínimo 12 horas.

2º passo: Escorra a água da canjica e transfira para uma panela de pressão. Cubra com bastante água, feche a panela e leve ao fogo alto para cozinhar.

3º passo: Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e conte cerca de 30 minutos.

4º passo: Depois, desligue o fogo e deixe a panela esfriar até que saia toda a pressão. Com cuidado, abra a panela e verifique se a canjica está macia. Se estiver, retire-a da panela e escorra a água.

5° passo: Numa outra panela, junte o leite desnatado, o leite em pó, o adoçante e o leite de coco e misture bem. Acrescente os grãos de canjica cozidos e mexa. Em seguida, adicione a margarina e leve a panela ao fogo médio por cerca de 10 minutos, mexendo sempre.

6º passo: Retire do fogo e transfira a canjica para uma tigela. Sirva quente ou fria. Se preferir servir gelada, leve a canjica à geladeira por cerca de 2 horas.

72,40 calorias por porção.

Bom apetite! E na próxima postagem teremos a receita do Munguzá Light... Não percam!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Alimentação Saudável (Torcida para o Brasil)


Uma alimentação saudável é essencial
Frutas, legumes, verduras
Para o meu intestino é especial.


A educação alimentar também ajuda muito
As proteínas, os carboidratos e as vitaminas
Também entram no grupo.


Há também uma pirâmide alimentar
Lá os alimentos vão se alinhar
Tem o grupo das frutas, o grupo das verduras
O grupo das gorduras e grupo do açúcar.


Na copa do mundo
Os jogadores vão se alimentar
De alimentos saudáveis
Para o Brasil ganhar.


É GOOOOOOL DOS ALIMENTOS!


(By Brenda Rosas - 4ª A)

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Receita: pé de moleque light com açúcar mascavo


Cada vez mais estamos perto das festas juninas, na nossa postagem de hoje a receita da vez é o tradicional pé de moleque só que light feito com açúcar mascavo. Que tal? Apenas 46 calorias por unidade. Anotem e realizem...

Ingredientes:
2 3/4 xícaras de amendoim torrado por uns 15 minutos em forno médio sem a pele
3 1/4 xícaras de açúcar mascavo
1 xícara de água
1/2 colher (sopa) de gengibre ralado
Manteiga para untar

Preparo:
Em uma panela grande, adicione o açúcar, a água e o gengibre. Cozinhe em fogo alto mexendo até derreter o açúcar. Deixe no fogo até virar uma calda em ponto de fio. Adicione o amendoim e misture bem. Despeje em uma forma retangular untada. Espere esfriar para cortar em quadrados.

Bom apetite! E até a próxima dica!

domingo, 6 de junho de 2010

Receita: Bolo de Milho Verde Light


Os festejos juninos estão chegando, eis que surge a nossa preocupação com as comidas típicas dos festejos que são deliciosas, mas extremamente calóricas, pois bem... vamos tentar diminuir um pouquinho essa preocupação anote a receita light de um bolo de milho verde.... acredite, apenas 80 calorias por fatia.

Ingredientes
6 unidades de espiga de milho limpa
10 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo peneirada
4 unidades de clara de ovo
1 xícara de chá de leite em pó desnatado
1/3 copo americano de leite de vaca desnatado
½ colher de chá de fermento.

Modo de preparo:
Ralar as espigas de milho e peneirar. Misturar o conteúdo que passou pela peneira com o açúcar, o leite em pó desnatado e o leite de vaca desnatado, gradativamente. Acrescentar a farinha de trigo, misturada ao fermento em pó e reservar. Bater as claras em neve e juntar a massa às claras. Colocar em forma de 25 cm de diâmetro, untada e polvilhada. Assar em forno médio (180 ºC) por 60 minutos.

E então, o que estão esperando? Comam... sem culpa!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Enquete 01 – encerrada "Alimentação Equilibrada"


Qual o significado de uma boa alimentação?

Comer bem de "tudo".
1 (5%)

Manter uma alimentação equilibrada.
18 (90%)

Comer "apenas" frutas.
0 (0%)

Comer "apenas" verduras.
1 (5%)

________________________________________________

A Alimentação Equilibrada

Uma alimentação equilibrada é aquela que fornece a quantidade suficiente de nutrientes para o bom funcionamento do nosso corpo e mente, mantendo nossa saúde. Os nutrientes que todo ser humano necessita são as proteínas, os carboidratos, as vitaminas e sais minerais, as gorduras, as fibras e a água.

As proteínas formam e regeneram os tecidos do nosso corpo: músculos, pele, sangue, etc. Estão presentes em carnes, peixes, ovos, laticínios, feijões e sementes e nozes. Os carboidratos fornecem energia não só para nossas atividades do dia-a-dia como para os próprios processos internos do nosso corpo. Suas maiores fontes são os pães, cereais e raízes. As vitaminas e sais minerais controlam e regularizam as atividades de nosso metabolismo e mantém a saúde de nossos órgãos e tecidos. Presentes em vários alimentos, incluindo carnes, leite e cereais, suas maiores fontes são as frutas, verduras e legumes. As fibras auxiliam a manter nosso corpo livre de toxinas e substâncias em excesso. Feijões, cereais integrais, frutas e hortaliças são ricos em fibras. E a água mantém o equilíbrio de sais e o bom funcionamento do organismo.

Como o próprio nome indica, equilíbrio é a base da alimentação equilibrada. Nada de excessos ou radicalismos. O bom senso é um excelente guia na escolha da alimentação: incluir alimentos variados, conhecer a origem do que come, armazenar e preparar os alimentos de modo a conservar seus nutrientes, tudo isso ajuda a manter uma alimentação equilibrada. É importante não exagerar, mas não é preciso excluir nenhum alimento.

Uma das maneiras mais práticas de seguir uma alimentação equilibrada é orientar-se pela chamada pirâmide alimentar. Nessa pirâmide, que pode facilmente ser adaptada aos produtos encontrados em uma região ou aos hábitos de determinado povo, estão indicadas as quantidades adequadas de cada alimento. Consulte seu médico sobre as indicações da pirâmide e se são adequadas para sua idade, grau de atividade física e condições de saúde.


Fonte: http://www.alimentacao.org/alimentacao-equilibrada/